domingo, 11 de setembro de 2011

Rua da Carioca: Investigação de mapas de 1870

Por Juliete Reichert e Luisa Teixeira
Orientação do Prof. Naylor Vilas Boas

A pesquisa para a reconstrução digital da Rua da Carioca no século XIX teve início no meio do mês de agosto, partindo da análise e comparação de dois mapas que representam a área. Um dos mapas contém informações sobre os lotes no ano de 1870, enquanto o outro, o Mapa Architectural de 1874, apresenta as fachadas das edificações da rua rebatidas no plano do mapa. Com essas informações, pretendemos modelar a rua neste período de fins do século XIX antes da reforma de Pereira Passos.
 
Mapa Architectural do Rio de Janeiro, 1874. Em destaque, a Rua da Carioca.

No processo de comparação dos mapas algumas dificuldades surgiram, como a adequação em escalas semelhantes (os mapas não apresentam escala gráfica), a curvatura e largura da rua. Para realizar a comparação, inicialmente localizamos o recorte do Mapa Architectural dentro do mapa de lotes e contamos o casario em cada lado da rua, para reconhecer o limite de nossa análise. A partir disso, tentamos aproximar as escalas através de uma sobreposição dos mapas. Outro problema foi a a largura do lote em relação às fachadas rebatidas do Mapa Architectural, que não necessariamente apresentam seus contornos paralelos quando sobrepostos.

Planta da Cidade do Rio de Janeiro, 1870. Em destaque, a Rua da Carioca.

Como resultado, a maioria das edificações encaixou dentro dos lotes, exceto pelo casario na extremidade esquerda dos mapas, cuja testada do lote não apresenta o mesmo tamanho da largura da fachada das casas. Porém, a contagem de casas foi coerente nos dois mapas, sendo que tanto no mapa dos lotes quanto no Architectural o casario norte (lado direito da rua) apresenta 66 construções e o casario ao sul apresenta 48, apesar de os lotes não serem rigorosamente do mesmo tamanho.

Nas próximas etapas da pesquisa, iremos buscar outras fontes e dados iconográficos que nos deêm mais informações sobre esse período, como fotografias, para que seja possível coompreender de forma mais completa a constituição da Rua da Carioca. Isso significa que as próximas semanas serão dedicadas a pesquisas em arquivos e acervos, além da já iniciada modelagem digital de ícones importantes que existiram no Largo da Carioca: o Hospital da Ordem Terceira da Penitência e o Chafariz da Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário