domingo, 13 de maio de 2012

Modelagem dos Projetos para a Esplanada de Santo Antônio (continuação)

Por Maria Elisa Viana, Rebeca Waltenberg e Débora Zukeran
Orientação dos Profs. Roberto Segre, José Barki e Naylor Vilas Boas

No mês de abril demos continuidade às atividades de tridimensionalização dos planos (Oliveira Reis – Adalberto Szilard – Saboya Ribeiro). Conforme a tarefa foi sendo executada, apareceram diversas dificuldades para entender o material que tínhamos e para transformá-lo em um modelo volumétrico simplificado. Para cada projeto tínhamos informações e até detalhes de projeto muito diferentes que variavam de acordo com a complexidade de cada projeto e de fonte bibliográfica. Portanto, tivemos que cuidadosamente analisar um por um, a fim de conseguir que todos tivessem um resultado gráfico uniforme.

Projeto de Saboya Ribeiro para a Esplanada de Santo Antônio
A partir daí, começamos uma nova etapa de aprimoramento e detalhamento de alguns elementos importantes presentes nesses projetos e que estão presentes até os dias de hoje. Eles nos servem como pontos de referência e de identificação para contextualizar a representação. Identificamos como permanentes os Arcos da Lapa; o Covento de Santo Antônio, que fizemos uso da modelagem feita em pesquisa paralela (O Morro de Santo Antônio e a Rua da Carioca: Investigação digital sobre a Forma Urbana no Século XIX); e o elemento de maior dificuldade na representação, o Morro de Santo Antônio.

Levamos em consideração duas questões principais para essa representação: a primeira se deveria ser representado de forma realista, ainda que estivesse inserido num modelo de projeto que nunca foi executado; e a outra questão era como definiríamos suas curvas de nível, já que há muitas divergências entre as informações que tínhamos sobre sua topografia.

Pesquisamos em nossos materiais adquiridos no ano de 2011, e com o plano urbano de 1966 (PAA 8399) que detalha o Morro e Convento de Santo Antonio, encontramos nossa base para iniciar tal modelagem.  A partir dessa base, optamos por simplificar suas curvas de nível de modo a criar uma representação que concordasse com a modelagem dos projetos, e assim teríamos uma representação também esquemática.

Estudo para a representação tridimensional do Morro e do Convento de Santo Antônio.

Estudo para a representação tridimensional do Morro e do Convento de Santo Antônio.

Estudo para a representação tridimensional do Morro e do Convento de Santo Antônio.
A inserção dessa modelagem do morro nas quadras dos projetos se desenvolve no inicio de maio junto a novas etapas como a inserção e modelagem dos Arcos da Lapa, também de forma esquemática; a simplificação do modelo do Eduardo Affonso Reidy, executada em pesquisa anterior (2010); e a padronização final desse material.

Projeto de Agache para a Esplanada de Santo Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário