Por Maria Elisa Viana, Rebeca Waltenberg e Débora Zukeran
Orientação dos Profs. Roberto Segre, José Barki e Naylor Vilas Boas
Orientação dos Profs. Roberto Segre, José Barki e Naylor Vilas Boas
No mês de abril
demos continuidade às atividades de tridimensionalização dos planos (Oliveira Reis – Adalberto Szilard – Saboya
Ribeiro). Conforme a tarefa foi sendo executada, apareceram diversas
dificuldades para entender o material que tínhamos e para transformá-lo em um
modelo volumétrico simplificado. Para cada projeto tínhamos informações e até detalhes de
projeto muito diferentes que variavam de acordo com a complexidade de cada
projeto e de fonte bibliográfica. Portanto, tivemos que cuidadosamente analisar
um por um, a fim de conseguir que todos tivessem um resultado gráfico uniforme.
Projeto de Saboya Ribeiro para a Esplanada de Santo Antônio |
A partir daí,
começamos uma nova etapa de aprimoramento e detalhamento de alguns elementos
importantes presentes nesses projetos e que estão presentes até os dias de hoje.
Eles nos servem como pontos de referência e de identificação para
contextualizar a representação. Identificamos como permanentes os Arcos da Lapa; o Covento de Santo Antônio, que fizemos
uso da modelagem feita em pesquisa paralela (O Morro de Santo Antônio e a Rua da Carioca: Investigação
digital sobre a Forma Urbana no Século XIX); e o elemento
de maior dificuldade na representação, o Morro de Santo Antônio.
Levamos em
consideração duas questões principais para essa representação: a primeira se
deveria ser representado de forma realista, ainda que estivesse inserido num
modelo de projeto que nunca foi executado; e a outra questão era como
definiríamos suas curvas de nível, já que há muitas divergências entre as
informações que tínhamos sobre sua topografia.
Pesquisamos em
nossos materiais adquiridos no ano de 2011, e com o plano urbano de 1966 (PAA
8399) que detalha o Morro e Convento de Santo Antonio, encontramos nossa base
para iniciar tal modelagem. A partir
dessa base, optamos por simplificar suas curvas de nível de modo a criar uma
representação que concordasse com a modelagem dos projetos, e assim teríamos uma
representação também esquemática.
Estudo para a representação tridimensional do Morro e do Convento de Santo Antônio. |
Estudo para a representação tridimensional do Morro e do Convento de Santo Antônio. |
Estudo para a representação tridimensional do Morro e do Convento de Santo Antônio. |
A inserção dessa
modelagem do morro nas quadras dos projetos se desenvolve no inicio de maio
junto a novas etapas como a inserção e modelagem dos Arcos da Lapa, também de
forma esquemática; a simplificação do modelo do Eduardo Affonso Reidy,
executada em pesquisa anterior (2010); e a padronização final desse material.
Projeto de Agache para a Esplanada de Santo Antônio. |
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