domingo, 23 de setembro de 2012

Caminhando pela Rua e pelo Largo da Carioca Digitais

Por Débora Mitsue, Raphael Câmara e Yuri Rosenthal
Orientação do Prof. Naylor Vilas Boas

O desenvolvimento da modelagem do centro do Rio vem avançando na direção da criação de um sistema de visualização do modelo da Rua e do Largo da Carioca em tempo real em duas épocas distintas: no início do seculo XX e no início do século XXI. Este processo está sendo feito com o auxílio da ferramenta Unity 3D , utilizada para o desenvolvimento de videogames e outras aplicações similares.

Tela de desenvolvimento do modelo em tempo real no Unity.
O simulador do Percurso Digital já está bastante avançado. O menu funciona, assim como o sistema de descrição dos edifícios. A interface foi ajustada e mostra o logo da UFRJ e do laboratório, assim como a tela de pause que tem Percurso Digital como título e todos os botões funcionando. Os testes com personagens e cenário também estão em andamento, mas ainda necessitam ser avaliados pela equipe.
Um desafio técnico que está se apresentando é o estudo da possibilidade de implementar dois modelos simultaneamente - o do inicio do século XX e o outro do início do século XXI - de modo que o observador, caminhando pela cidade de uma época, possa "viajar no tempo" e visualizar o mesmo espaço no intervalo de cem anos, e com isso, vivenciar digitalmente as grandes transformações ocorridas naqueles espaços urbanos.

Para acrescentar as informações sobre os edifícios à medida em que o usuário caminha pela cidade, fazemos a pesquisa do conteúdo arquitetônico, histórico, estrutural e artístico através do livro “Guia da Arquitetura Moderna do Rio de Janeiro”, da editora Casa da Palavra. Essas informações aparecerão à medida que o edifício entre no campo de visão do observador no simulador.

Tela de desenvolvimento do modelo em tempo real no Unity.

Nenhum comentário:

Postar um comentário