quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Modelagem Digital da Esplanada de Santo Antônio

Por Débora Mitsue, Raphael Pinheiro e Yuri Rosenthal
Orientação Prof. Naylor Vilas Boas

O mês de outubro foi bastante intenso para o grupo. Dividimos nosso tempo para finalizar as modelagens, aprimorar o uso do Simulador do Percurso Digital e desenvolver o layout para a apresentação na Jornada de Iniciação Científica 2012. O resultado de nosso trabalho não poderia ser melhor: premiação de melhor pesquisa da Faculdade de Arquitetura e do Centro de Letras e Artes da UFRJ.
 
Já em novembro, foram organizadas as novas diretrizes de trabalho a serem desenvolvidas. Iniciamos com os testes para a adoção de uma nova engine de desenvolvimento, já que o Unity 3D não atendia as necessidades gráficas do nosso trabalho. No vídeo abaixo, demonstramos o funcionamento do protótipo feito no Unity 3D.


Raphael Pinheiro está responsável pela tarefa de testar algumas engines. Após os testes, optamos pelo  UDK - Unreal Engine 3, uma famosa engine que gerou o game Unreal Tournament, Batman e o Borderlands, que possui sua versão gratuita e qualidade gráfica excelente.

Ambiente de demonstração das potencialidades do UDK.

De qualquer maneira, ainda é preciso testar alguns parâmetros como facilidade de aprendizado, exportação e importação de modelos SketchUp e 3Ds Max, gerenciamento da malha topográfica, linguagens de programação, etc. O primeiro passo foi o desenvolvimento da rua da Carioca como protótipo, pois contem três características que vão estar presentes na versão final do simulador: modelagem na escala urbana, modelagem na escala arquitetônica e a topografia do Morro de Santo Antônio.

Um dos edifícios da Rua da Carioca rodando no UDK.

Ao mesmo tempo, Yuri Rosenthal Robert ficou com a tarefa de avançar na modelagem arquitetônica do Hotel Avenida e Edifício do Jornal O Globo, além de passar os conhecimentos de modelagem no 3Ds Max para Débora Mitsue e Marcos Reis, o novo integrante do grupo que disponibilizou voluntariamente seu tempo para o aprimoramento da pesquisa. Esta etapa de aprendizado do 3Ds MAX começa com o exercício de modelar  o mobiliário do Largo da Carioca (postes, fradinhos, esculturas, etc), elementos que vão aprimorar o modelo do Largo da Carioca nos dias atuais. Para isso, fizemos contato com a pesquisa da Doutoranda Joy Till, Paisagem Gráfica da Cidade, que possui todo o material fotografado e catalogado. 

Modelagem dos elementos urbanos do Largo da Carioca no 3Ds MAX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário