Por Débora Mitsue, Raphael Pinheiro e Yuri Rosenthal
Orientação Prof. Naylor Vilas Boas
O mês de outubro foi bastante intenso para o grupo.
Dividimos nosso tempo para finalizar as modelagens, aprimorar o uso do
Simulador do Percurso Digital e desenvolver o layout para a apresentação na Jornada de Iniciação Científica 2012. O resultado de nosso trabalho não poderia ser melhor: premiação de melhor pesquisa da Faculdade de Arquitetura e do Centro de Letras
e Artes da UFRJ.
Já em novembro, foram organizadas as novas diretrizes de trabalho a
serem desenvolvidas. Iniciamos com os testes para a adoção de uma nova engine
de desenvolvimento, já que o Unity 3D não atendia as necessidades gráficas do
nosso trabalho. No vídeo abaixo, demonstramos o funcionamento do protótipo feito no Unity 3D.
Raphael Pinheiro está responsável pela tarefa de testar algumas engines. Após os
testes, optamos pelo UDK - Unreal Engine 3, uma famosa
engine que gerou o game Unreal Tournament, Batman e o Borderlands, que possui
sua versão gratuita e qualidade gráfica excelente.
Ambiente de demonstração das potencialidades do UDK. |
De qualquer maneira, ainda é preciso testar alguns
parâmetros como facilidade de aprendizado, exportação e importação de modelos
SketchUp e 3Ds Max, gerenciamento da malha topográfica, linguagens de
programação, etc. O primeiro passo foi o desenvolvimento da rua da Carioca como
protótipo, pois contem três características que vão estar
presentes na versão final do simulador: modelagem na escala urbana, modelagem
na escala arquitetônica e a topografia do Morro de Santo Antônio.
Um dos edifícios da Rua da Carioca rodando no UDK. |
Ao mesmo tempo, Yuri
Rosenthal Robert ficou com a tarefa de avançar na modelagem arquitetônica
do Hotel Avenida e Edifício do Jornal O Globo, além de passar os conhecimentos
de modelagem no 3Ds Max para Débora
Mitsue e Marcos Reis, o novo
integrante do grupo que disponibilizou voluntariamente
seu tempo para o aprimoramento da pesquisa. Esta etapa de aprendizado do 3Ds MAX começa com o exercício de modelar o mobiliário do Largo da Carioca (postes,
fradinhos, esculturas, etc), elementos que vão aprimorar o modelo do Largo da Carioca nos dias atuais. Para isso, fizemos contato com a pesquisa da
Doutoranda Joy Till, Paisagem Gráfica da
Cidade, que possui todo o material fotografado e catalogado.
Modelagem dos elementos urbanos do Largo da Carioca no 3Ds MAX. |
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