Na segunda quinzena de dezembro, foi concluída e entregue a Interface VIVA CENTRO - Niterói, trabalho encomendado pela Prefeitura de Niterói no início de 2008 ao LAURD. Nessa interface gráfica digital, a ser veiculada em CD-ROM , foram elaboradas representações e análises de projetos urbanos para a área central da cidade de Niterói, com o objetivo de contextualizar os diferentes projetos em uma única iniciativa conhecida como Projeto Viva Centro, cujo objetivo é a revitalização do centro da cidade.
A abordagem gráfica elaborada pelo grupo representa Niterói em diferentes escalas de representação e aproximação à cidade, a fim de fornecer ao leitor uma compreensão espacializada dos projetos propostos, que em função de suas particularidades, deixam de ser compreendidos como parte de um grande sistema de projetos com um objetivo maior em comum. Assim, como podemos ver abaixo, o primeiro nível de representação da cidade mostra as três diferentes categorias de projetos, "Intervenções na Malha Viária", "Espaços de Cultura e Lazer" e "A Legislação e a Cidade Renovada", localizados em um mapa que representa o centro da cidade em sua escala urbana, contextualizado em sua posição relativa aos bairros e regiões vizinhas.
Em um segundo nível de aproximação, mostrada abaixo, a escala de representação do centro se amplia para o nível das ruas e dos principais marcos arquitetônicos do centro. Com essa representação, espera-se levar ao leitor da interface a possibilidade de reconhecimento do lugar através dos edifícios mais significativos e pelas ruas. Desse modo, busca-se uma representação simplificada da cidade, onde retira-se os edifícios e os elementos anônimos, reforçando o que é mais significativo na construção da identidade do centro de Niterói. A representação dos edifícios em si também foi elaborada no sentido de buscar as suas linhas mais marcantes e fundamentais, com o objetivo de representar a imagem essencial que traduz sua identidade visual.
No terceiro nível de aproximação, o leitor finalmente "mergulha" no próprio projeto selecionado, onde irá obter informações acerca dos antecedentes históricos da área; das características do seu contexto urbano no momento presente; e das características do projeto proposto para o lugar, em uma estruturação que percorre a linha do passado, presente e futuro de cada um dos pontos de intervenção projetual. Em cada uma dessas sub-interfaces que apresentam os diferentes aspectos dos projetos, foram elaboradas representações gráficas, que envolveram o uso intenso de programação multimídia, panoramas digitais, modelos tridimensionais, entre outros recursos gráficos, que caracterizam os trabalhos elaborados pelo LAURD. Abaixo temos exemplos de diferentes telas que mostram aspectos de algumas das intervenções que formam o Projeto Viva Centro.
A conclusão desse trabalho fecha a produção e as atividades do LAURD no ano de 2008. Muitas outras atividades estão previstas para 2009, que serão publicadas aqui à medida em que forem sendo produzidas. Desejamos a todos um feliz e próspero 2009, com muito trabalho e muitas realizações!
A conclusão desse trabalho fecha a produção e as atividades do LAURD no ano de 2008. Muitas outras atividades estão previstas para 2009, que serão publicadas aqui à medida em que forem sendo produzidas. Desejamos a todos um feliz e próspero 2009, com muito trabalho e muitas realizações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário