No início de dezembro, nosso orientador e Grande Guru Prof. Roberto Segre apresentou no XII Congresso Ibero-Americano de Gráfica Digital (SIGRADi) em Havana três trabalhos produzidos nas pesquisas do LAURD. Além disso, também ganhou e menção de ter feito as melhores apresentações entre 50 trabalhos apresentados no congresso, o que demonstra a boa aceitação da produção do laboratório no âmbito latino-americano. Os trabalhos apresentados também foram publicados como artigos nos anais do Congresso.
O primeiro estudo apresentado no SIGRADi desenvolve uma análise comparativa entre duas grandes avenidas latino-americanas - a Avenida Central no Rio de Janeiro (atual Avenida Rio Branco) e a Avenida de Mayo, em Buenos Aires. Nesse trabalho, as avenidas são comparadas graficamente a partir de seu desenvolvimento ao longo do tempo, onde procura-se entender como se transformaram desde suas implantações nos tecidos urbanos já consolidados. Através de uma série de categorias de análise, procura-se entender as semelhanças e diferenças entre essas duas grandes avenidas ecléticas, que foram originalmente inspiradas nos boulevares parisienses.
O segundo estudo é resultado das pesquisas em andamento para a dissertação de mestrado do aluno Thiago Leitão, que está estudando a utilização de panoramas digitais para a representação das tranformações da cidade no tempo. Nesse trabalho, são apresentadas as possibilidade dos panoramas digitais multi-layer, que podem apresentar diferentes camadas de representações históricas da cidade do Rio de Janeiro, complementadas com representações gráficas a partir de modelos digitais que descrevem sua forma em períodos específicos não documentados pelos artistas. O artigo que descreve o trabalho foi escrito em conjunto com o prof. Roberto Segre e prof. José Barki.
O terceiro trabalho mostrou os resultados finais da elaboração da Interface Viva Centro, uma apresentação digital dos projetos urbanos para a revitalização do centro da cidade de Niterói, encomendada ao LAURD pela Secretaria de Urbanismo daquela cidade. Construída ao longo de 2008, esta interface envolveu uma equipe multidisciplinar de professores e alunos que construíram colaborativamente, através de discussões semanais, a representação gráfica do centro de Niterói, mostrando a importância de cada projeto para a revitalização da área. Em breve apresentaremos aqui mais detalhes sobre o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário