Orientação do Prof. Roberto Segre
O objetivo inicial na pesquisa era realizar um levantamento histórico de uma iconografia do Morro, procurando informações sobre seus aspectos espaciais, sociais e culturais, o desenvolvimento de seu desmonte e as diversas propostas de projeto para a Esplanada de Santo Antônio. Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em diversas bibliotecas da cidade a procura de livros, periódicos, artigos e documentos que retratassem algum dos aspectos relativos ao Morro. As bibliotecas pesquisadas foram ao do Paço Imperial, a do IPHAN, do Clube de Engenharia, da FAU-UFRJ e do IPPUR.
Posteriormente, foi realizado um levantamento de fotografias do Morro para a análise das construções que existiam e de como se deu seu desmonte, além do levantamento de mapas antigos da cidade e dos Projetos de Alinhamento da região para a análise do desenvolvimento do traçado urbano do Morro. Nessa etapa fomos aos arquivos do Museu da Imagem e do Som, ao Arquivo Geral da Cidade e na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura. Foi encontrado um vasto material sobre o Morro que foi fichado e copiado para melhor manuseio das informações. Dentre esse material damos destaque a Revista Municipal de Engenharia da Prefeitura do Distrito Federal (PDF), periódico publicado de 1932 até 1993, que contém informações abrangentes sobre o Rio de Janeiro enquanto Capital Federal.
Foi encontrado um artigo que tratava do projeto vencedor de um Concurso de Embelezamento do Morro de Santo Antônio, do arquiteto Penna Firme, com a proposta de construção de uma Catedral. Também é importante citar o grande acervo de fotos da cidade do fotógrafo Augusto Malta, que trabalhou como fotógrafo para a prefeitura do Rio de 1900 a 1930, que tem sido fonte valiosa de informações sobre o período estudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário