quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Paisagem Gráfica da Cidade

Por Mariana Alvares e Andrea Baran
Orientação dos Profs. Joy Till e Roberto Segre

Desde outubro de 2010, a pesquisa estava direcionada para a análise e classificação das fotos que foram tiradas na visita ao Morro de Santo Antônio. Nesse momento, a Prof. Joy Till, orientadora do trabalho, tomou a decisão de ampliar o local de estudo, que antes estava restrita ao entorno do Largo da Carioca, já que na segunda visita foi analisada a área da Lapa. Com a ampliação das áreas visitadas, está sendo discutida a definição do perímetro de área de estudo. Consideramos importante incluir a Av. Rio Branco e há também discussões com o Prof. Segre da importância da inclusão da Rua do Lavradio.

No mês de maio demos continuidade ao trabalho de organização das fotos das últimas visitas no Flickr , organizando-as através de TAGS e coleções/álbuns a fim de disponibilizar as imagens para pesquisas on line. Cada imagem é classificada através de grupos de tags, anteriormente definidas, tais como "orientação", "sinalização", "camadas", "acessibilidades" etc.

Após serem classificadas, as fotos são atualizadas e localizadas no mapa do Flickr. A idéia é fazer do fotolog uma forma de interação, que as pessoas comentem e que surjam debates sobre a estrutura urbana. As fotografias também foram agrupadas em albuns definidos anteriormente. Os albuns ficam divididos no Flickr em coleções, atualmente duas: "camadas_e_mais_camadas" e "emissores". A organização das TAGS e análise das imagens nos levaram a questionar a necessidade da criação de novas TAGS que classificam situações constantes na área como, por exemplo, o problema social, a segurança e a sinalização dirigida ao condutor.

Nesse momento da pesquisa iremos focar na questão de orientação urbana. Para isso vamos pesquisar modelos já adotados em outras cidades, como Londres e Barcelona. Também iremos pensar em um modo de representação gráfica para o nosso estudo. A idéia inicial é que, a partir de uma base com um mapa da área estudada, sobrepor camadas que analizem os tipos de fluxos, a sinalização na região, edifícios que servem de pontos de referência de localização, mobiliário urbano, etc. Também está planejada uma nova visita ao local de estudo, de modo a focar o olhar para a questão da orientação urbana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário